Prompt

Hoje, acordei cedo. No meu horário velho claro! Já que é horário de verão em outros estados. Como faço, e acontecem todos os dias, levanto. E aí... vem todo aquele ritual de quem se prepara para um novo dia de trabalho. Bom! Primeiro, ouço a voz da Ana Maria Braga e suas gargalhadas maravilhosas com o louro José; e quando ela diz: acooorda meniiino! tenho a sensação de tá atrasado pra vida. O café já cheira no fogo... isso quando a minha mulher levanta pra fazer, claro! O que não acontece todos os dias; só quando ela ta de bom humor, ou lhe fiz um agrado durante a noite.
Tomo banho, escovo os dentes, ponho a melhor roupa e lá vou eu trabalhar...
Mas por que será que não adivinhamos quando as coisas ruins irão acontecer? Só para evitarmos! Mudarmos o caminho, desviar da má sorte? Mas não! tudo segue um curso normal. Aí volto a lembrar da Ana Maria Braga; com todo aquele otimismo de quem não acredita em superstição, e acha uma grande besteira não passar debaixo de uma escada. Fico imaginando como ela consegue guardar tantas palavras bonitas, e declamar diante da telinha com tanta perfeição? Aí respondo pra mim mesmo: Acho que deve ser aquele treco chamado de prompt! .
E não é que cada um de nós devíamos ter um desse. É isso mesmo! Um prompt. Queremos dizer algo de bonito aos amigos sem medo de tropeçarmos nas palavras, gaguejar, pronto: Liga o prompt. Declamar uma linda mensagem para amada. Pronto: Liga o prompt. Imaginem! Poder arrumar aquela desculpa perfeita para uma noitada fora de casa! Pronto: Liga o prompt e a mulher se derrete toda com suas palavras firmes, seguras e cheias de amor pra dar. Faltou no trabalho. O patrão bravo quer uma boa desculpa, o prompt, pronto... vai salvar seu emprego, seu dia, e de quebra, você pode pedi para tirar férias, ou o aumento que você tanto sonhou.
Ah! Esse tal de prompt é mesmo perfeito. Eu só não sei se ele vai se virar sozinho pra dar conta de todas as minhas desculpas esfarrapadas, que estou acostumado a dar na vida. É desculpas pra isso, desculpas pra aquilo! Desculpas e culpas na vida de nós brasileiros são coisas que não faltam.
Mas hoje, eu quero pedir a esse tal de prompt que é tão sábio, e tão inteligente e, perfeito nas suas colocações que, homenageie, nós trabalhadores, homens e mulheres que querem fazer desse país um lugar bom de viver. Quero pedir a esse prompt que preste uma homenagem aos políticos bons e honestos, que eu sei que em algum lugar ainda existem.
Sr. Prompt! Brigado viu! Pelas coisas que o Senhor Pede para que os ancoras dos telejornais digam; Brigado, pelas as boas noticias e pelas as ruins também, pois o mundo não é perfeito. Brigadão pelas mensagens natalinas, e de boas festas que os atores declamam na tv.
Sr. Prompt! A Ana Maria Braga tem razão quando ela diz: ACORDA MENINO!
Hoje, eu acordei tomei café, fiz o mesmo caminho para o trabalho e depois de um dia duro, me chega um comunicado dizendo: você está despedido.
Então depois de três anos puft! meu mundo caiu. Perdi a voz. Mas, lembrei do diacho do prompt. Lembrei da Ana Maria Braga e suas mensagens que elevam nossa auta-estima.
E descobri que na minha frente tinha um prompt que dizia: logo é Natal, logo vem o ano novo. Ano novo... Vida nova, emprego novo.
Aí! ei! psiu! prompt. Presta à atenção! Descobri que vocês os prompts da vida existem, mas o roteiro final é a gente que escreve.

( Elton de Jesus, É Ex-Conselheiro Tutelar do Município de Nova Soure-Bahia. E escreveu essa a mensagem após comunicado da posse dos novos conselheiros, dia 20/11/08).